quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

NATUREZA MORTA RECÉM-NASCIDA - fotografia | pintura - Salão de Artes Plásticas de Praia Grande 2017/18







         Trata-se de um trabalho colaborativo que discute as atuais formas de atenção do artista contemporâneo para alguns de nossos hábitos cotidianos, no que se refere aos produtos de consumo utilizados na fase inicial da vida do bebê, de 0 até 1 ano.
         A proposta faz refletir a real necessidade desses produtos e de como somos seduzidos pelas facilidades, atingidos pela mídia e pressionados pela sociedade. É a partir daí que assumo minha poética criativa - o universo materno pessoal, que está ligado a minha experiência infantil com o “não uso” desses produtos.
      Esse pensamento apresenta-se pela minha infância de 1980, somada com minha realidade atual. A ligação se dá no ato de apagar com solvente parte das imagens fotográficas depois de impressas. Foi dado uma atenção especial aos nomes dos produtos, marcas, mascotes e as logos, deixando os produtos sem identidade, como se nunca houvessem existido.
  
Sobre a captação das embalagens dos produtos usados na série fotográfica

Entre 2015 e 2016, dois casais de amigos meus, que tinham filhos meninos recém- nascidos (foi importante o sexo dos bebês para que eu pudesse relacionar com a minha experiência), guardaram as embalagens de produtos que eram usados com os bebês. Esse material foi separado por categorias (comida, higiene, medicamento, brinquedo, roupa, sapato, amaciante, objetos para o bebê e afins).
Também juntei e comprei diversos papéis de embrulho de presentes, com estampas variadas, com motivos para meninos, que futuramente fariam parte deste projeto. Além disso, também comprei tecidos coloridos para forração de mesas de festas, respeitando o mesmo pensamento das embalagens e dos papéis de embrulho. Todo esse material (embalagens e papéis) fizeram parte das montagens das naturezas mortas, que posteriormente foram fotografadas.

O projeto é composto por:

 ·    10 fotografias: digitais, com dimensões de 20 cm (largura) x 29 cm (altura), coloridas, impressas sobre papel couchê 150 gramas, com interferências de apagamentos com solvente químico de partes das imagens depois de impressas. São apresentadas em formato de pôster.


Nenhum comentário: