Gilio Mialichi foi selecionado no 61º. Salão de Abril em Fortaleza-CE com uma intervenção urbana. A obra "Sintoma" é composta de uma impressão em formato de outdoor e será locada na rua e 10 impressões digitais, da mesma série, que servirão de documento e será acomodada dentro do salão. As intervenções urbanas têm o caráter de modificar a paisagem da cidade e interagir com o público.
Foram selecionadas 30 obras dos 405 trabalhos inscritos para o 61º Salão de Abril. Cada artista participante receberá um incentivo de R$ 2,5 mil da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio de sua Secretaria de Cultura (Secultfor).
A comissão julgadora foi composta por três membros de grande atuação na área das artes visuais: Ivo Mesquita, diretor da Pinacoteca de São Paulo, Jacqueline Medeiros, coordenadora do núcleo de artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza, e Suely Rolnik, curadora e professora titular da PUC-SP.
Para a seleção levou-se em conta o potencial sensível das produções, o rigor da apresentação e a possibilidade de diálogo de cada uma com as outras.
A edição deste ano está prevista para o período de 16 de abril a 30 de maio. A temática continua a mesma da edição passada: "Qual o lugar da arte?". Conforme a coordenação do evento, o intuito é dar continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa na sociedade.
Assim, permanece o circuito expositivo do Salão que reúne espaços como a Praça do Passeio Público, as ruas Major Facundo e Senador Alencar, o Centro de Referência do Professor, entre outros locais não-convencionais de fruição artística.
Um dos destaques desse número é a concessão de uma bolsa de incentivo à formação, no valor de R$ 10 mil, a um artista escolhido entre os 30 selecionados, para desenvolvimento, no período de pelo menos 30 dias, de ações de suporte às atividades de formação e capacitação, por meio da realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário